2 de abr. de 2014

GAM RECEBE NOVOS EQUIPAMENTOS PARA OS GRANDES EVENTOS

No dia 12 de fevereiro de 2014 o Grupamento Aeromóvel passa a contar com 07 aeronaves sendo 05 esquilos, 01 Bell Heuy UH-IH- II (Heuey II) Blindado e 01 SCHWEIZER, para formação dos pilotos.

Com vistas a atender às necessidades Operacionais da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro da Secretaria de Estado do Ambiente, do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (SESGE), entre outros.
 Tudo graças aos recursos da Secretaria Nacional de Segurança Pública, Secretaria Estadual de Segurança Pública e do Instituto Estadual do Ambiente dando início ao projeto que visa equipar as Forças Públicas visando a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas de 2016.

A Plataforma de Observação Elevada (POE) A POE comporta um sistema de observação e monitoramento de médio alcance instalado em um mastro telescópico de 15 metros de altura coberto por uma escotilha automática, composto por 14 câmeras com tecnologia de reconhecimento de face, sendo 2 câmeras(imageadores) FLIR com visão noturna(infrared) e alcance de 3 km, 1 speed domme com giro de 360, além de 01 antena wireless capaz de estabelecer redes wi-fi e mesh(via rádio) que permitem a visualização das imagens em um raio de até 500 metros.






Especificamente a POE do Grupamento Aeromóvel(GAM) foi especialmente modificada pela PMERJ, com a instalação de 01 antena capaz de enviar o sinal para até 50 km, fazendo visada, para integrar ao sistema de imageamento FLIR já instalado nas aeronaves do Grupamento, bem como rádio aeronáutico, permitindo a recepção em tempo real das imagens.







Estas modificações criaram novas funcionalidades, como receber as imagens transmitidas pela aeronave nos 2 monitores instalados na seção posterior do caminhão, de forma a ser peça chave nas Operações, servindo de Centro de Comando e Controle Móvel, bem como de ser o Centro de Coordenação das equipes aéreas de resgate via rádio, em áreas remotas em calamidade.




 A Unidade de Abastecimento Móvel (UAM), um caminhão tanque com a capacidade de 6000 litros(pouco mais de 10 tanques de esquilo) provido de um sistema de abastecimento direto, que possibilita maior autonomia para as operações fora da Capital e possibilitando maior eficiência das missões policiais, ambientais e calamidade pública. Também é utilizado para fornecer a logística para a continuidade das operações e transportar o mecânico de aeronaves para o local. 




O novo helicóptero Fênix 07 modelo AS350 B3E é o mais potente e primeiro "Esquilo" da frota a contar com a moderna aviônica integrada Garmin G500, que dispõe de  visão sintética do terreno, moving map integrado, além de agregar dois displays MFD (Multy Function Display) que fornecem informações de atitude, velocidade no ar, altitude, velocidade vertical, razão de descida e HSI, bem como todas as informações do motor, permitindo que as informações essenciais sejam exibidas de forma concentrada sobre a situação de voo e sistemas, reduzindo o tempo em varreduras no painel, tudo dentro do conceito "glass cockpit",  para a gestão do voo.



Isso aumenta a consciência situacional do piloto, uma vez que simplifica a operação das aeronaves e de navegação. Na verdade essa é a segunda aeronave com conceito de painel "glass cockpit" do GAM, o primeiro foi um Bell Huey II (PR-COE) "Fênix 05" adquirido em 2010. 






 A aeronave ainda conta novos bancos com absorção de energia oferecem proteção do tipo anti-crash, permitem ajuste longitudinal e de altura, proporcionando melhor campo visual para os pilotos.