6 de jul de 2011

Efetivo do GAM realiza treinamento de tiro

Efetivo do GAM realizando treinamento

Na semana de 27 a 30 de junho cerca de 40 policiais do efetivo do Grupamento participaram de um treinamento específico de tiro de precisão com armas de diversos calibres.

O treinamento realizado visou aperfeiçoar e nivelar a padronização no emprego do armamento utilizado pelos tripulantes das aeronaves para o emprego da tropa em solo.

O policial militar do GAM acostumado em realizar disparos em condições mais adversas com a aeronave em deslocamentos diversos, com atuação da força gravitacional, em velocidades variadas, direção do vento (contra ou a favor), influência do intenso ruído provocado pelo giro das pás, temperaturas mais intensas entre outras peculiaridades proporcionadas pelo voo ¨desacostuma¨ a realizar o tiro ¨convencional¨ similar aos realizados por todos que atiram em terreno fixo.

Daí, surgiu a necessidade de reciclagem e readaptação para um emprego eficaz do armamento de dotação da PMERJ, tornando-o apto para cumprir suas missões de diversas formas.

Nesta primeira etapa da instrução o objetivo principal foi verificar o tiro de reação para as distâncias de 07, 10, 15 e 30 m para os calibres utilizados na corporação (.40, 5.56 e 7,62), estando no solo, parado e contra alvos fixos, utilizando cerca de 6000 munições.

Numa segunda etapa de treinamento a ser realizado futuramente, o objetivo será aperfeiçoar a técnica para executar o disparo embarcado na aeronave em voo com precisão.


POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
           Grupamento Aéreo e Marítimo
   "Servir, proteger e socorrer com segurança."