4 de jun. de 2011

Implementação do Serviço Aeromédico na PMERJ

No mês de março de 2011 o GAM conseguiu iniciar o que há muito tempo era um sonho, a implementação do serviço aeromédico para atender o público interno, em especial policiais feridos em serviço. O serviço ainda está em caráter experimental, porém com plena capacidade de atender a ocorrências de natureza grave ocorridas com policiais militares que tenham sofrido algum tipo de trauma.

Com a recente criação do COE – Comando de Operações Especiais que reúne as principais unidades especializadas da PMERJ, incluindo o BOPE, a CIPM Cães, o GAM, o GESAR entre outras, essa missão se tornou mais factível.



Capitão PM Abouch Valenty Krinchantovsky, médico neurologista e também especializado em resgate aeromédico, é o atual comandante operacional do GESAR e ficou com a incumbência em dar andamento a essa nova tarefa.

O serviço criado, ainda em caráter experimental, possui uma equipe do GESAR diariamente baseada no GAM, com uma ambulância UTI móvel e equipamentos móveis que podem ser embarcados na aeronave, podendo convertê-la em poucos minutos para um resgate ou remoção aeromédica de algum PM que tenha sofrido algum tipo de trauma, provocado por PAF ou qualquer outro tipo de acidente em serviço.

Os tripulantes operacionais, mecânicos de voo, pilotos e paramédicos passaram por um treinamento conjunto para aprender toda a interação necessária à implementação e execução do serviço.

Site do GAM: www.gamfenix.net