30 de jun de 2011

GAM na operação de prevenção a incêndios

         Como já é de conhecimento geral, no Rio de Janeiro há um histórico de soltura de balões de ar quente, feitos de papel. Esses balões causam grandes riscos não só à aviação em geral, como também pelos perigos causados às pessoas em terra.

          Como é do conhecimento de muitos também, os balões podem ser ingeridos por turbinas de aviões à jato, danificado-os seriamente ou até apagando-as; podem danificar e inutilizar motores turbo-hélice e hélice, as “cangalhas”de fogos podem causar danos significativos à fuselagem e superfícies aerodinâmicas ; além de poderem causar incêndios em matas, residências, parques industriais e etc; podem causar danos também à rede elétrica entre outros males.

         No Rio de Janeiro, já aconteceram muitos festivais de balão, o que é mais raro nos dias de hoje, mais que ainda acontecem em menor intensidade, e as datas mais comuns de soltura de balões, são datas comemorativas tais como: dia das mães, dia dos pais, dia das crianças, dia de são Jorge, dia de são João e nos feriados consecutivos. Nos meses de junho e julho, por conta das festejos de São João, a aparição de balões é bastante frequente também. E é justamente nessa época do ano, que há a estiagem das chuvas, deixando a vegetação bastante seca, potencializando o risco de incêndios florestais.

Apreensão de balão realizada recentemente pelo GAM

          Portanto, o GAM juntamente com o BPFMA (Batalhão de Polícia Florestal e de Meio Ambiente) iniciaram uma operação conjunta, que integra também os batalhões das áreas de interesse. Nessa operação, um integrante do BPFMA, embarca na aeronave, afim de auxiliar nas buscas nos locais de maior incidência de soltura de balões e mantém equipes em terra para efetuar as prisões e apreensões.

         Uma vez localizado um local de soltura de balão, a informação é passada às viaturas em terra que procedem para o local. Eventualmente, ocorrem prisões e apreensões feitas pela própria tripulação do helicóptero, quando a situação for pertinente e conveniente.

         Essa operações tem sido realizadas com freqüência nessas datas festivas, durante todo o feriado ou final de semana, bem como deverá ser intensificada nos meses de junho e julho próximos, em virtude das festas juninas e julinas.

POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
                  Grupamento Aéreo e Marítimo

  "Servir, proteger e socorrer com segurança."