19 de mai de 2011

Integração do serviço 190 e acionamento do Fênix

O GAM sempre foi acionado para as ocorrências policiais pela própria PMERJ. Todavia ao longo do tempo percebeu-se, que havia diversas ocorrências que o GAM poderia atuar em apoio ao policiamento, mas não era acionado pelos canais competentes por puro desconhecimento da aplicabilidade do helicóptero.

Desta forma, percebendo que poderia ser muito mais útil, aumentar o número de apoios prestados ao policiamento e às ocorrências, aumentando também a eficiência e melhor prestação do serviço à sociedade, o GAM tomou a iniciativa de estreitar os laços com o serviço 190.

Após algumas reuniões com os principais elos de ambas as partes, no mês de março o GAM passou a enviar diariamente para a central 190 um oficial piloto, a fim de filtrar e selecionar ocorrências onde fosse pertinente o apoio aéreo com o helicóptero. Alguns tripulantes também estão sendo treinados para a tarefa.

Desde então, o número de apoios prestados com o Fênix a ocorrências policiais aumentou substancialmente, bem como o número de ocorrências com desfecho positivo (prisões, apreensões etc), onde o helicóptero teve papel fundamental.

Com essa integração efetivada, percebeu-se uma melhora da comunicação e relação com o policiamento terrestre e também uma maior e melhor integração.

Anteriormente a comunicação com as viaturas ou com policiais em terra era bastante difícil, pois percebia-se uma certa resistência em se passar dados da ocorrência, dar referências em solo para o helicóptero, não havia boa vontade com a comunicação via rádio em virtude dos ruídos produzidos pela aeronave e atualmente, com pouco tempo passado dessa integração, houve uma nítida melhoria em todos esses aspectos negativos apontados.

As ocorrências mais comuns que tem gerado o acionamento do Fênix tem sido: roubo de veículos, roubos a bancos, roubos a estabelecimentos comerciais, roubos a residências, tumultos generalizados (ex.: briga de torcidas), sequestros relâmpago entre outros.

Em suma, essa integração com a central 190 se mostrou bastante positiva para toda a Corporção e a experiência adquirida até o momento irá proporcionar o desenvolvimento desse serviço bem como o aprimoramento dessa integração.